h1

Políticos ignoram dados científicos

6 Novembro 2007

Aliás, a minha opinião pessoal é que melhor dizendo os políticos, uma vez que são no geral bastante ignorantes, tratam de desprezar demasiadas vezes os dados científicos porque não sabem o que fazer com esses dados, mesmo que sejam interpretados e comunicados por fontes diferentes) e não confiam assim tanto na comunidade científica (texto adicionado posteriormente à publicação deste post).

Adiante que neste blogue não interessa muito a minha opinião. Voltemos aos factos… científicos:

Segundo um relatório publicado pela associação sueca Vetenskap & Allmänhet, dedicada a promover o diálogo e a confiança entre o público e a comunidade científica, os políticos acreditam na investigação científica e confiam nos investigadores, mas não utilizam dados científicos importantes adquiridos nos novos estudos de investigação de medicina, tecnologia e ciências naturais.

Paradoxalmente, de acordo com as entrevistas realizadas pela dita associação, os mesmo políticos que dizem que estes são os três campos científicos mais influentes para o desenvolvimento social.

Este drama pode ocorrer pelo facto dos políticos terem na sua maioria formação nas áreas das humanidades e ciências sociais e que por isso têm mais dificuldade em compreender a informação das ciências ditas exactas e biológicas.

O estudo realizado sugere que investigadores e políticos podem compreender-se mutuamente se tiverem mais oportunidades de contactarem, dialogarem e encontrarem formas de partilharem informação.

 

Mais informação

4 comentários

  1. Num post anterior era referido um estudo que apontava as dificuldades dos cientistas em fazerem-se entender pelos não-cientistas como causa de a mentalidade actual ainda ter muito pouco de científico. Ora, se os políticos não são cientistas, estarão no mesmo nível que a população em geral (não-cientistas). Como o trabalho dos políticos passa por falar com as pessoas em geral (que são muito mais do que os cientistas), parece pouco natural que eles vão buscar o seu discurso à ciência. Se já os cientistas têm dificuldade em fazerem-se entender, imagine-se um político a tentar explicar ciência… E um político cujo discurso as pessoas não entendem é um político desempregado!

    Estas explicações não são científicas, mas têm a sua lógica.


  2. O problema nem sempre é a compreensão.
    É que os cientistas tambem puxam a brasa á sua sardinha.
    Sendo que os políticos são os que mais têm conhecimentos sobre essa arte, olham sempre com desconfiança para os competidores.
    Um estudo ciêntifico pode ter uma só base e milhões de hipoteses, dentro dessas os cientistas tiram as que lhes podem ser prejudiciais e sobem as que os beneficiam.
    Vejam-se os estudos sobre os danos que provocam os combustíveis fosséis na atmosfera. Um estudo defende que eles são os principais culpados para o aquecimento global, outro defende que a emissão de dióxido de carbono até nos protege do efeito de estufa porque evita o aquecimento do solo.
    Estão ambos certos.
    Onde só é esquecido que a maior parte do planeta está coberta de água… Quem usar o primeiro vai querer defender o planeta cortando com aquele perigo. Quem usar o segundo vai dizer que se calhar até nem é grande problema para a natureza.


  3. Os preconceitos não são exclusivos da classe política (e noto neste comentário o seu face aos políticos) também existem cientistas que, e uso um eufemismo,não devem muito à inteligência. Isto deve-se a meu ver aos preconceitos que se geram nas vivências sociais e culturais


  4. Talvez o principal óbice na comunicação seja a forma diferente com que políticos e cientistas visualizam os factos. Os cientistas apenas os comprovam; os políticos pensam nas repercussões.
    Os cientistas não precisam da aprovação de eleitores para realizar seus trabalhos; os políticos dependem dela para tudo.

    E certas verdades têm o condão de serem impopulares…



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: