h1

A&C – Células como galáxias distantes com proteínas dançantes

20 Julho 2007

Versão com música

Versão com explicação

Alunos de Harvard criaram esta maravilha da tecnologia.

A vida de glóbulos brancos é explorada numa animação de qualidade e criatividade extraordinárias. Imagine-se milhões de células a funcionarem assim, em simultâneo, dentro de cada ser humano.

O filme mostra alguns dos mecanismos de células do sistema imunitário, a forma como sentem e respondem a estímulos externos. As estruturas parecem galáxias distantes. As proteínas parecem dançar ballet aquático.

Contudo, qualquer pessoa poderia supor que hoje tudo se sabe sobre os mecanismos celulares, o que não é de todo a realidade. A ler o comentário do Dean’s World.

A animação mostra o que os cientistas “imaginam” serem as células. Ninguém alguma vez viu as estruturas desta forma. Tudo se basea em evidências científicas e criatividade. A ciência e a arte no seu melhor.

One comment

  1. Extraordinário…
    A ciência é isto mesmo, a compreensão de fenómenos e estruturas da vida e a sua aproximação, através de modelos, que são uma aproximação à realidade!
    E é importante dizer que a ciência não é objectiva nem exacta, porque a VIDA também não é…e muito mais se tem a dizer …o factor impuslionador de toda a descoberta é a capacidade humana de adaptação ao conhecimento, aliada a uma grande fonte de criatividade….



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: