h1

12 Fevereiro – Dia de Darwin

12 Fevereiro 2007

 

I have called this principle, by which each slight variation,
if useful, is preserved, by the term Natural Selection.

Charles Robert Darwin in “The Origin of Species”

Charles Darwin (1809-1882) nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1809. Nesse dia, mas no ano de 1859, Darwin publicou o famoso livro “A Origem das Espécies”, revolucionou para sempre o que se pensava sobre a Evolução das Espécies e divulgou o Princípio da Selecção Natural.

No dia 19 de Outubro de 2006, as obras completas do evolucionaista foram disponibilizados no website The Complete Work of Charles Darwin Online. É o maior catálogo bibliográfico e documental alguma vez publicado sobre a vida e obra de Darwin. Nunca, até hoje, se reuniu num único local com acesso gratuito, todos os documentos dispersos, muitos deles raros. Estão publicados o Diário do Beagle, cadernos de campo, diários pessoais e todas as imagens dos seus cadernos teóricos.

Mas até 9 de Fevereiro de 2009, dia em que se celebrará os 200 anos do seu nascimento e os 150 anos da publicação da Origem das Espécies, muito mais será publicado: outras edições, traduções, notas e milhares de manuscritos. No website existem 50.000 páginas de textos pesquisável e 45.000 imagens das publicações e dos manuscritos transcritos. Quase todo o material está disponível em formato de texto e de cópias a cores dos originais. O trabalho de Darwin está também disponível em ficheiros áudio MP3.

Este projecto tem o apoio do Centro de Investigação de Artes, Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Para além da documentação de Darwin estão disponíveis trabalhos de referência, revisões contemporâneas, obituários, descrições dos espécimes observados pelo investigador e outros estudos relacionados com o estudo da sua vida e da sua obra.

Caminhos para Conhecer Darwin e o Evolucionismo

The Complete Work of Charles Darwin Online
Darwin Correspondence Project
The writings of Charles Darwin on the web
Darwin Day Celebration
Charles Darwin – Naturlink
Evolucionismo – Cientic

One comment

  1. Cada vez engrossa mais o rio que lava a impostura científica da evolução. Seu método, dialético, remonta às leis de atração;retração em voga na época. Ademais, Darwin traiu Wallace, ao imprimir seu nome no trabalho deste, para apresentá-lo no Palácio. Filio-me na corrente que ve o turista do Beagle um dos grandes impostores da história da ciência. De todo modo, parabéns pelo site e grato pela oportunidade de expressão.
    Aquele abraço do
    ALLmirante.blogspot.com



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: