h1

Mudanças Históricas no Sistema Solar-Afinal são 8!

24 Agosto 2006

Afinal parece que já não vamos ter uma definição de planeta que inclui 9 planetas, e muito menos 12, como se chegou a pensar a semana passada.

As minhas leituras matinais (Avistando o Cosmos e o Ciência Hoje) dizem-me que ontem parece que ficou decidido que o nosso Sistema Solar passa a ter apenas 8 planetas. Plutão passa assim a ser considerado um planeta-anão.

Se a proposta inicial para a nova definição de planeta tivesse sido aprovada o Sistema Solar passaria a ser representado assim:

Mas vão sair da imagem os astros: Ceres, Plutão, Caronte e 2003UB313.

 

RC

6 comentários

  1. … o que não muda um átomo, sequer, do Sistema Solar. Mas, cá entre nós, os Astrólgos vão passar um mau pedaço a tentar fazer de suas artes “ciência”….


  2. eu sou brasileira e fiquei surpriendida ao saber que plutao nao e mais planeta.sempre entro nesse site e acabo descobrindo coisas novas.
    beijos carolaine


  3. Eu sou brasileira e achei super legal o que disseram que plutao deixou deser planeta,alias,ele era mais pequeno que o satelite natural da terra.seria impossivel ele ser planeta!

    Beijos carolaine cristina dos santos teixera


  4. Ainda é cedo para uma avaliação segura da alteração, que se quer foi concretizada em alguns pontos. Plutão possuia alguns dados orbitais discrepantes em relação aos demais planetas, além de estar em uma região com vários corpos de tamanho semelhante.

    O que me deixou com um pé atrás foi definirem que um planeta tem que ter “limpado suas vizinhanças”, mas o que seria exatamente isso? Quais os limites e a forma de se medir isso?

    Achei a definição um pouco aberta demais para um termo que deve ser o mais objetivo possível. Mas devemos esperar os próximos anos, novas retificações virão e aperfeiçoarão nossas definições atuais.

    Atenciosamente,
    Bruno Tsubouchi Yporti
    Centro Virtual de Estudos Astronômicos


  5. eu preciso fazer um trabalho que fala sobre o que mudou no sistema solar,essa matéria tem haver com meu trabalho


  6. eu adorei a matéria so preciso deuma ajuda ,eu preciso fazer um trabalho que fala sobre o que mudou no sistema solar,essa matéria tem haver com meu trabalho



Deixe uma Resposta

