h1

Combate à Malária em África com PCs pessoais

10 Agosto 2006

Sabia que enquanto envia um e-mail ou se “passeia” na Internet, o seu computador pode ajudar dar ajuda humanitária em África no combate à MALÁRIA?

Africa@home é um projecto concebido e coordenado pelo CERN – European Organization for Nuclear Research – que recruta computadores voluntários para ajudar a fazer correr intensivamente um programa informático denominado MalariaControl.net, desenvolvido por investigadores do Instituto Tropical Suíço (STI).

A Malária é responsável por cerca de um milhão de mortes todos os anos na África Sub-sariana e é a maior causa de morte infantil. O programa MalariaControl.net está a ser utilizado para simular a forma como a Malária se está a dispersar em África. Correr as simulações em milhares de computadores em todo o mundo permitirá aos investigadores uma melhor compreensão e melhorar o impacto da introdução de novos tratamentos.

Num primeiro teste, com cerca de 500 voluntários, o Africa@home foi capaz de correr simulações equivalentes a 150 anos de tempo de processamento num único computador.

Como participar?

Os voluntários terão de fazer o download do programa MalariaControl.net do website Africa@homewww.africaathome.org – que fará cálculos científicos, enquanto os computadores fazem outras tarefas. Os resultados desses cálculos são enviados regularmente para um servidor na Universidade de Genebra, Suiça, para que os investigadores possam avaliá-los.

Para conhecer mais

> Informação do CERN sobre Africa@home (em Inglês e Francês)
> Programa MalariaControl.net

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: