h1

Projecto CANARY – As Alterações Climáticas em Fotografia

25 Julho 2006

O Canary Project (Projecto Canário) é uma campanha ambiciosa lançada por dois fotógrafos norte-americanos que visa alertar a comunidade mundial para o impacto qua as mudanças climáticas já estão a produzir no nosso planeta.

O objectivo é fotografar – e em seguida divulgar na internet – o que sucedeu à paisagem em pelo menos 16 locais pré-selecionados, nos 6 continentes, nos últimos 10 anos . Degelo, subida do nível das águas do mar, seca, acontecimentos climáticos extremos são alguns dos efeitos documentados que demonstram que as alterações climáticas já estão a acontecer e a um ritmo cada vez mais acelerado.

A ideia surgiu quando Edmond Morris e Susannah Sayler (os autores do projecto) visitaram o glaciar Pasterze, na Áustria e verificaram os efeitos que o degelo produzira em apenas uma década. Holanda, Nova Orleãs, Belize e Veneza foram os locais visitados em seguida. Para breve ficam agendadas as visitas a Tuvalu, na Oceânia; a Antártica, a Patagónia ou o Lago Chade. O projecto foi buscar o seu nome à ave que os mineiros levavam para o interior das minas de carvão para os avisar da qualidade do ar.


Texto enviado por Pedro Borralho

Pedro Borralho é licenciado em Sociologia desde 1998 e é sociólogo no Gabinete de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Mértola, sendo responsável pela concepção e coordenação de projectos de desenvolvimento social – Intervenção precoce (crianças dos 0 aos 6 anos) – e apoio a Mulheres Vítimas de Violência.

One comment

  1. Já assisti parte de seu trabalho, as fotos destas geleiras foram divulgadas amplamente na UFSC e no canal da Assembléia Legislativa do estado de Santa Caatarina, quando recebemos a visita de um deputado do Pardido Verde Alemão. Este senhor chamado (desculpe erros de grafia) Johann( ???) (não lembro mais). A CBN Diário em Florianópolis também deu grande ênfase ao encontro do parlamentar alemão , a comunidade e parlamentares catarinenses .



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: