h1

Portugal no Comité Científico para a Investigação na Antárctida

18 Julho 2006

Portugal é, desde ontem, membro associado do Scientific Committee for Antarctic Research .

Segundo Gonçalo Vieira, do Comité Português para o Ano Polar Internacional, a entrada neste organismo possibilita ao nosso país ter a partir de agora a possibilidade de desenvolver um programa de investigação nacional na Antárctida, onde vários cientistas nacionais já fazem trabalho de campo, sendo que a cooperação internacional será também mais facilitada.

Em comunicado, o investigador refere ainda que “apesar desta adesão, resta ainda a Portugal assinar o Tratado da Antárctida, que salvaguarda a utilização desta zona do globo para fins pacíficos, para a investigação científica e a protecção ambiental”, recordando que “o nosso país é um dos poucos da União Europeia que ainda não assinou este Tratado”.

A Antárctida é um território com grande potencial para a investigação científica e desperta também cada vez mais atenção por parte do público em todo o Mundo. Portugal não é excepção, daí que o nosso país tenha já um Comité que está a organizar a participação portuguesa no Ano Polar Internacional, que se realiza entre 2007 e 2009. Durante este biénio, o Comité irá organizar várias actividades, algumas delas mais voltadas para a educação e divulgação científica, que têm como objectivo principal realçar a importância das regiões polares e do seu estudo.

A proposta de adesão ao SCAR foi conduzida pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve – CCMAR e pela Academia das Ciências de Lisboa, enquadrada nas actividades do Comité Português para o Ano Polar Internacional.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: