h1

Leituras – Portugal: O Vermelho e o Negro

18 Julho 2006

 

Pedro Almeida Vieira lançou, no dia 13 de Julho, o seu último livro Portugal: O Vermelho e o Negroda editora Dom Quixote. O conhecido jornalista de Ambiente e autor do Estrago da Nação dedicou-se neste livro à temática dos incêndios florestais no nosso país.

Sinopse: Nas últimas duas décadas e meia, os incêndios devastaram uma extensão equivalente a um terço do território de Portugal. Um ritmo que deixa «invejosas» as chamas que desflorestam a Amazónia. Nestes ataques, o saldo tem sido tenebroso: dezenas de mortos, milhares de casas calcinadas e a destruição de pinhais, eucaliptais e montados de sobro e azinho, com efeitos sociais e económicos aterradores. Jamais na longa História de Portugal, de guerras intermináveis e batalhas sanguinárias, um outro inimigo conseguiu o prodígio de tão rápida, fácil e dilacerante destruição.

Neste livro, usando uma linguagem simples e incisiva – sustentada em dados surpreendentes e análises inéditas –, o autor prova que os incêndios florestais não são afinal uma tragédia inesperada. Antes são a consequência de erros crónicos, misturados com mentiras dolosas, deturpações intencionais, evidentes fraudes e insuportáveis irresponsabilidades. Um livro que revela, em detalhe, a verdade amarga por detrás dos incêndios florestais em Portugal – ou seja, a dolorosa realidade que governantes, autarcas e bombeiros não admitem… e, por isso, não querem alterar.

A única verdade é a realidade – Aristóteles

 

RC

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: