h1

Sensores simultâneos de CO2 e O2

30 Junho 2006

Otto Wolfbeis

 

A respiração é um processo fisiológico vital para os seres vivos, através do qual estes obtêm o oxigénio (O2) do meio envolvente e libertam dióxido de carbono (CO2). As plantas conseguem realizar também um processo-espelho, denominado fotossíntese, que lhes permite usar esse mesmo dióxido de carbono da atmosfera para, com a ajuda da energia solar, produzir energia química na forma de açúcares como a glicose.

Desde há muito que esta capacidade tem intrigado os investigadores, que se debatem contra a dificuldade de aceder em simultâneo à leitura destas duas variáveis.

Novo Sensor
Recentemente, a revista Advanced Materials descreveu um novo tipo de sensor químico, desenvolvido pelo austríaco Otto Wolfbeis (Institute of Analytical Chemistry, Chemo- and Biosensors, da Universdade de Regensburg, na Alemanha), o qual vem permitir estudar mais aprofundadamente as trocas ocorridas durante os processos de respiração e fotossíntese, uma vez que consegue medir simultaneamente, e a cada momento, os níveis de oxigénio e de dióxido de carbono.


Aplicações de Futuro

A descoberta será comercializada pela PreSens – Precision Sensing GmbH e estima-se que poderá ser aplicada na indústria alimentar, em monitorização ambiental da água do mar e em diagnóstico médico sempre que o nível de gás no sangue seja fonte de informação necessária para acompanhar a progressão de certas doenças.

 

Bárbara Vale-Frias

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: