h1

Mia Couto, Mitos e Pecados de uma Indisciplina Científica

24 Abril 2006

:: Mia Couto, Mitos e Pecados de uma Indisciplina Científica ::
.: Conferência em Aveiro – 26 Abril – 21h30 :.

Mia Couto, conhecido pelas suas histórias contadas em livros, é também biólogo e vai estar em Aveiro no ciclo de conferências da 5ª edição da Biologia da Noite para falar sobre a indisciplina disciplinada dos biólogos, dos pecados e das mistificações da Biologia. A sua conferência irá decorrer, no dia 26 de Abril, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro a partir das 21h30. A entrada é gratuita, mas a pré-inscrição é obrigatória.

O escritor, ex-jornalista, biólogo e professor universitário nasceu em Moçambique, em 1955, dedica-se actualmente a dirigir uma empresa de impacto ambiental e a dar aulas de ecologia em diferentes faculdades da Universidade Eduardo Mondlane, durante os dias. e escreve à noite.

Mia Couto frequentou o curso de Medicina de 1971 e 1974, mas iniciou-se na actividade jornalista após a independência de Moçambique em 1975. Foi director de vários órgãos de comunicação social e abandonou a carreira jornalística em 1989, altura em que seguiu o curso de Biologia, especializando-se na área de Ecologia.

«Sou ecologista e faço investigação nas florestas das dunas costeiras. A ideia é procurar formas de apoiar as famílias que ali vivem explorando de maneira sustentável os recursos naturais. Vivo grande parte do tempo nessa floresta, evito propositadamente a cidade.» disse em Entrevista à Citi.

A sua actividade como escritor é a mais conhecida, dada a visibilidade que tem internacionalmente por ter recebido vários prémios literários. É o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no estrangeiro, sendo um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal – com mais de 400 mil exemplares – e algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema. O segredo do seu sucesso parece ser o seu estilo muito próprio, com o qual inventa “estranhos” nomes para as suas personagens e termos e expressões que são o espelho da sua imaginação.

Para conhecer mais…
Mia Couto – Citi
Mia Couto – Wikipedia
Obras de Mia Couto
Programa da Biologia na Noite 2006

Rita Caré

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: