h1

Pulitzer para Biografia de Robert Oppenheimer

18 Abril 2006

 

:: Pulitzer para Biografia de Robert Oppenheimer ::


Foram ontem divulgados os Prémios Pulitzer 2006. O livro "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer" de Kai Bird e Martin J. Sherwin foi contemplado com o prémio na categoria Biografia.

American Prometheus revela a vida de J. Robert Oppenheimer (1904-1967), físico brilhante, considerado o pai da bomba atómica. Após a II Guerra Mundial e o lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, Oppenheimer tornou-se um dos cientistas mais famosos do seu tempo. Opôs-se ao desenvolvimento da bomba de hidrogénio e foi autor de uma proposta radical para implementar um programa de controlo internacional de materiais nucleares – ideia que ainda hoje continua a ser pertinente. Contribuiu, dessa forma, para o confronto do homem moderno com as consequências negativas do avanço técnico e científico.

O livro dá a conhecer pormenores da vida de Robert Oppenheimer, tendo sido baseado em milhares de registos: correspondência pessoal, ficheiros do FBI e centenas de entrevistas a amigos, familiares e colegas do cientista. Nos anos 20 era ainda um jovem estudante nos Estados Unidos da América que depois seguiu para a Alemanha, com o objectivo de estudar Física Quântica com os melhores do mundo. Nos anos 30 liderou a escola americana de física teórica e envolveu-se profundamente em causas sociais. Mais tarde teve grande influência nas investigações que deram origem à bomba atómica. Entre 1947 e 1966, dirigiu o Institute for Advanced Study in Princeton, onde Albert Einstein também foi professor.

Esta publicação foi considerada mais do que uma biografia, pois relata a História de alguns dos momentos mais relevantes do séc. XX, como foram a Grande Depressão, a II Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Texto adaptado do comunicado dos "Pulitzer Prizes"

Rita Caré
18 Abril 2006

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: