h1

Opinião – Astronomia – Uma boa notícia e uma má notícia…

3 Março 2006

:: Opinião – Astronomia – Uma boa notícia e uma má notícia… ::

Não me tenho dedicado a divulgar Astronomia, pois existem outros blogues muito mais adequados que o fazem em português (ver links em baixo). Mas desta vez não pude deixar passar duas notícias para o mundo desta ciência, que fascina o público de uma forma extraordinária.

.: A boa notícia :.

A UNESCO declarou o ano 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. As celebrações irão comemorar o aniversário dos 400 anos em que Galileu apontou pela primeira vez um telescópio para o céu.

Se for como aconteceu em 2005, durante o Ano Internacional da Física, a realização de actividades de divulgação nesta área deverão ter o apoio governamental e disponibilidade de financiamentos.

.: A má notícia :.

João Lin Yu, director do Observatório de Astronómico de Lisboa, abandona a Direcção “ao fim de três anos e meio como Director e de sete anos e meio a ‘reconstruir’ e a reabilitar o OAL”.

O professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa explica no seu blogue – http://observatorioastronomicodelisboa.blogspot.com – os motivos da sua decisã “abandono a Direcção do OAL com uma profunda desilusão pela forma como funcionam os meios universitários, com a sua submissão à influência dos mais velhos e alegadamente mais poderosos, em vez de serem lugares de pessoas mais esclarecidas e livres que a sociedade julga serem.”

Lin Yu declara que “Para que progridam e se desenvolvam, são as instituições que precisam das pessoas. Só quando os critérios principais a ter em conta forem o mérito e o trabalho realizado pelas pessoas e não a sua idade ou o seu poder, só nessa altura poderão as universidades portuguesas libertarem-se do jugo do passado, feito de hierarquias ocas que as condenam a um atraso gritante.”

Esta última citação do professor João Lin Yu reflecte também a minha profunda convicção sobre a maior parte das intuições do estado. Quando se trata de educação e investigação o caso é ainda mais intolerável. Quero dizer os cidadãos deveriam considerá-la intolerável, mas já se sabe: somos um país de brandos costumes…

Rita Caré
2 Março 2006

Imagens:
Observatório Astronómico de Lisboa
Great Images in NASA

Mais informações:
Blogue http://rastosdeluz.blogspot.com
Blogue http://estrelacansada.blogspot.com
Blogue http://observatorioastronomicodelisboa.blogspot.com


One comment

  1. Parece-me ser o blog indicado para divulgar o meu.
    Cumprimentos–>



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: