h1

Cientistas, jornalistas ou divulgadores de C & T, eis a questão

15 Fevereiro 2006

:: Cientistas, jornalistas ou divulgadores de C & T, eis a questão ::

Após quase quatro meses de aulas diárias de jornalismo no Cenjor, em Lisboa, os alunos de Ciência e Tecnologia (C & T) decidiram partilhar, com o público, o seu entusiasmo pela divulgação científica através da escrita. O resultado do nosso trabalho é a primeira Gazeta de C&T do Cenjor, do ano 2006. Durante a produção da Gazeta, espiolhámos o mundo que nos rodeia com olhos de jornalistas e não como cientistas, que somos ou já fomos.

Todos somos licenciados, uns com pós-graduações, outros com mestrados e/ou doutoramentos. A Alexandra Rosa é física; a Patrícia M. Pereira e a Diana Lousa trabalham em biologia; a Sheila Vidal foi bióloga e agora é gestora de C&T; o Francisco Décio Ferreira é engenheiro de ambiente, mas parece gostar mais de divulgar ciência; a Alexandra Araújo é socióloga e gestora de C&T; o Miguel Humanes é politólogo e interessa-se por diplomacia, gestão e ciência; e a Rita Caré foi bióloga e é consultora e gestora de projectos de divulgação científica e educação ambiental.

Tal como acontece com os jornalistas, tivemos que trabalhar sob a pressão do imediato e da actualidade. Confrontámo-nos com a deontologia própria do jornalismo, com a lei da proximidade, com a dificuldade de lidar com as fontes e com a lentidão ou ausência (desesperante) de respostas. Experimentámos a dificuldade de escrever claro sobre o que pode ser extremamente complexo.

Com a ajuda, a paciência e a dedicação dos formadores (António Granado – editor deste primeiro número da gazeta de C&T do Cenjor -, Ana Moutinho, Paulo Chitas e Marina Ramos) escrevemos sobre temas fascinantes que estão à espera de ser lidos no link (download do PDF com 1,4 Mb):

http://caminhosconhecimento.no.sapo.pt/GazetaCenjorCeT-1.pdf

Voltaremos com o segundo número da gazeta no final de Fevereiro.

Até lá

Os alunos de Jornalismo de Ciência e Tecnologia do Cenjor,

Alexandra Araújo
Alexandra Rosa
Diana Lousa
Francisco Décio Ferreira
Miguel Humanes
Patrícia M. Pereira
Rita Caré
Sheila Vidal

Nota Importante:

A Gazeta do Cenjor é um jornal para os alunos do Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas – e por esse motivo serão publicados apenas dois números de C&T: o número aqui divulgado, de 13 de Fevereiro, e outro que será publicado em 24 de Fevereiro, data em que terminará este curso de jornalismo de ciência e tecnologia.

 

__________________________________________________________________

 

O Projecto Caminhos do Conhecimento – Ideias em Ciência, Tecnologia e Ambiente – apoia a divulgação da primeira Gazeta de Ciência e Tecnologia 2006 dos alunos do CENJOR.

Para enviar comentários sobre a Gazeta, envie um e-mail para caminhosdoconhecimento@gmail.com

 

2 comentários

  1. Gostei da intenção do vosso blog, continuem.


  2. Criei um link para este post, espero que não se importem a intenção é divulgar o vosso trabalho!
    :)



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: