h1

Reportagem – Instantâneos de Arte e Ciência no CCB

5 Fevereiro 2006

:: Reportagem – Instantâneos de Arte e Ciência no CCB ::

Laboratório de imagens é uma exposição de fotografia científica que está a partir de ontem, 4 de Fevereiro, no CCB – Centro Cultural de Belém. A Associação Viver a Ciência, responsável pelo evento, recebeu mais de 700 fotografias a concurso, das quais foram seleccionadas 34 para a exposição.

Alan Philips recebeu o primeiro prémio, com a imagem de um fungo com “estruturas em forma de árvore”. Uma das fotografias expostas por Will Wood ficou com o segundo prémio e consiste numa pata de um embrião de rato, que foi marcada com uma substância de cor verde brilhante. A terceira fotografia premiada representa a luta pela vida, entre um ovo de parasita e um fungo, e é da autoria de Manuel Melo e Mota.

Os instantâneos expostos revelam o mundo desde os seres vivos mais pequenos, trazidos à luz pela Biologia, até aos fenómenos distantes, investigados pela Física e pela Astronomia. Retratam o belo, as (as)simetrias da natureza, respondem a perguntas colocadas pelos cientistas, durante as suas investigações, e mergulham o observador em instantes de Arte, criados a partir da Ciência.

.: Prémios e Votação do Público :.

Os autores das três imagens seleccionadas pelo júri irão receber no final da exposição, em 28 de Fevereiro, os prémios no valor de 3.000 euros, 1.500 euros e 1.000 euros. Os visitantes terão oportunidade de fazer uma votação para decidir a melhor de todas as fotografias expostas e o seu autor irá receber o valor de 1.000 euros, pelo prémio atribuído pelo público.

O júri seleccionou as fotografias tendo em consideração o valor artístico e também a mensagem científica transmitida pelas imagens. A importância dos processos e técnicas científicas foram considerados, em relação ao fenómeno natural que pretendem ilustrar. Cada uma das fotografias foi complementada por um texto de divulgação científica, que contextualiza o que é ilustrado.

O concurso Laboratório de Imagens, que originou a exposição, foi avaliado por um júri composto por cientistas e artistas conceituados. Sandra Lousada, fotógrafa independente, foi também júri do “Visions of Science Award”, concurso de fotografia científica realizada em 2005 no Reino Unido. António Cidadão, Leonor Pareira e Helder Maiato são investigadores nas áreas da histologia, astronomia, biologia e genética molecular. Marta Menezes, Inês Moreira e Luísa Ferreira trabalham nas áreas da bioarte, da arte experimental e do fotojornalismo.

.: Inauguração e Leilão de Fotografias com Ciência :.

A inauguração, realizada ontem, decorreu em tom informal, contando com a presença do novo Presidente do Centro Cultural de Belém, António Mega Ferreira, a Presidente da Associação Viver a Ciência, Maria Manuel Mota, o Director do Instituto Gulbenkian de Ciência, António Coutinho, entre outras personalidades da Ciência e das Artes.

A Viver a Ciência estima que estiveram presentes mais de 300 convidados, entre eles, familiares dos autores e inúmeros investigadores de vários institutos e universidades da região de Lisboa.

Um leilão silencioso foi iniciado, durante o evento, para que os visitantes adquiriram uma ou mais fotografias expostas. No final da inaguração, algumas fotografias já tinham licitações de mais de 100 euros, tendo havido grande aderência por parte do público, referiu Julie Contreras, uma das responsáveis pela organização. O leilão irá terminar no final da exposição, em 28 de Fevereiro e tem como objectivo a angariação de fundos para apoio a outros projectos da Viver a Ciência, que estão já planeados para o futuro.

Rita Caré
5 Fev 2006

Mais informações
Margarida Trindade e Julie Contreras
Associação Viver a Ciência
www.viveraciencia.org

 

3 comentários

  1. Muito interessante. Espero não perder. Obrigada pela Dica :)


  2. :-)
    Quando lá fores, não te esqueças de comprar um pacote com 34 postais de todas as fotografias da exposição. Custa 7 euros e é uma óptima prenda de aniversário para os amigos.

    Para além disso quem ao comprarmos os postais estamos a fazer um donativo para outros projectos da Viver a Ciência!–>


  3. […] Laboratório de Imagens é uma exposição de fotografia científica organizada pela Associação Viver a Ciência, que foi visitada por mais de três mil visitantes no Centro Cultural de Belém, está agora no Museu de Angra do Heroísmo na ilha Terceira, Açores. […]



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: