h1

Prendas de Natal com Matemática

22 Dezembro 2005

 

:: Prendas de Natal com Matemática ::

.: Entrevista a Sara Santos :.

 

Sara Santos tem 27 anos, é matemática em Manchester, Inglaterra, e fez uma investigação para a Amazon, empresa conhecida pela venda on-line de livros, música e filmes. O objectivo do estudo foi conseguir o “embrulho perfeito”, através conceitos matemáticos. A receita é a forma da caixa, o padrão do papel, as suas dimensões e os gastos com a fita-adesiva.


Sara nasceu no Porto e foi na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto que fez a sua licenciatura em Matemática Pura. Foi para a Universidade de Manchester, de Janeiro a Junho de 2001, através do programa Erasmus, e ficou interessada nos estudos desenvolvidos pelos investigadores do departamento de Matemática. Mais tarde, voltou a Manchester para fazer o doutoramento, em Sistemas Dinâmicos, que teve o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. “Esta foi a minha primeira experiência de vida e de trabalho no estrangeiro”, confessou a investigadora.

Aproveitando esta época natalícia, em que a quantidade de embrulhos aumenta, o Caminhos do Conhecimento foi saber mais sobre a sua investigação para o “embrulho perfeito”.

Caminhos – Em que consistiu este estudo para a Amazon? Qual foi o objectivo?
Sara
– A Amazon.co.uk contactou o Departamento de Matemática da Universidade de Manchester para que desenvolvêssemos uma fórmula para o presente de Natal perfeito. O e-mail da Amazon circulou, achei piada e respondi. O mais difícil foi começar, pois não sabia “por que ponta lhe pegar”…

Falei com alguns colegas, o que originou umas boas risadas, e todos concordámos que explorar a simetria seria o mais engraçado. Foi muito giro, porque acabámos por conversar sobre jogos matemáticos para crianças, enigmas, problemas contra-intuitivos, maravilhas da simetria… Enfim, descobrimos que todos conhecemos pequenos tesouros de matemática lúdica. Em Portugal, existe o “Atractor” , um projecto que tem como missão “atrair para a matemática”. Nas suas exposições – “Matemática Viva” e “Simetrias e Espelhos” – estão patentes ao público algumas destas “maravilhas”.

Na investigação para o “embrulho perfeito”, a Amazon pediu para considerarmos o uso de papel e de fita-adesiva. Tal como nos envelopes para as cartas, o novo método permite que as prendas sejam embrulhadas utilizando uma única tira de fita-adesiva. Mas aconselho o uso de duas.

O estudo foi baseado em desenhos e na sua visualização. A equação que tem aparecido na comunicação social é apenas um pequeno passo algures no raciocínio.

Tal como as letras e as palavras são as ferramentas da língua portuguesa, os números, as equações e as fórmulas são as ferramentas da matemática e também servem para transmitir ideias, só que neste caso são Ideias Matemáticas.

Caminhos – Poupam-se materiais nos embrulhos feitos com o novo método?
Sara
– O método tradicional gasta pouco papel, bastando para isso cortar as margens bem pequenas. O novo método usa a mesma área de papel se a caixa for quadrada, mas se a prenda tiver outras formas, o desperdício aumenta.

A vantagem é que a quantidade de fita-adesiva é menor.

Existe uma desvantagem na utilização deste método se o papel tiver padrões, pois é necessário cortá-lo com a simetria certa. Se for necessário alinhar o padrão no meio da folha, pode haver desperdícios.


Caminhos – Tem trabalhado com escolas. Como tem funcionado a demonstração do método do “embrulho perfeito”?
Sara –
O novo método para fazer embrulhos é muito simples – não usamos nada que não seja aprendido na escola – requer apenas um pouco de ingenuidade, ingrediente fundamental para a Matemática. Por isso estou agora a realizar uma actividade em escolas. O programa é adaptável a diferentes idades. Com os mais novos podemos abordar as formas geométricas – neste estudo são utilizados rectângulos e losângulos –, ensinamos a construir uma caixa em papel, etc. Com os alunos de anos mais avançados já podemos explorar as áreas, as funções, os problemas de optimização e investigar as simetrias no plano.

Caminhos – Inglaterra é dos países que mais promove a Ciência. Como tem sido a sua experiência na Divulgação Científica? A Universidade de Manchester promove actividades para o público?
Sara –
Comecei a colaborar com a Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas da Universidade de Manchester, e com a fundação Ogden Trust, na promoção de ciência em escolas de zonas com menor participação no ensino superior. Na nossa faculdade, o gabinete de Widening Participation faz um excelente trabalho, tentando quebrar os estereótipos dos cientistas loucos, velhos, de bata branca. Alguns alunos de doutoramento visitam escolas, falam das suas carreiras, fazem experiências científicas na sala de aula, abordam tópicos que não estão no currículo, mas que estimulam a curiosidade e cultivam o gosto pela descoberta científica. O que é a ciência senão esta insaciável procura de respostas?

Rita Caré
22 Dez 2005

 

Fonte das Imagens: Sara Santos


Notas:

-> Sara Santos está na BBC Radio Five Live, nos dias 23 (1h45) e 24 (entre as 17 e as 19h) de Dezembro de 2005. A entrevista será disponibilizda on-line.
-> Em breve serão disponibilizadas mais informações sobre o método do “embrulho perfeito”.


Para Conhecer Mais…

Manchester Evening News. The present wrapping formula revealed. 12.12.2005
Ciência Hoje. Matemática portuguesa desenvolve a chave para embrulhar o presente de Natal perfeito.14.12.2005
Life Style Extra. Formula on how to wrap the perfect Chistmas present.
17.12.2005



One comment

  1. […] A Amazon encomendou-lhe a fórmula para o embrulho perfeito. […]



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: