h1

NÃO à Energia Nuclear em Portugal

22 Dezembro 2005

:: NÃO à Energia Nuclear em Portugal ::

 

A Energia Nuclear em Portugal, a par com o problema da Seca, foi um dos temas prioritários do XVI Encontro Nacional de Associações de Defesa do Ambiente (ENADA), que decorreu nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2005, em Lisboa.

 

Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, esteve presente em representação do Governo e declarou que o “nuclear não é um tabu para este Governo”. Humberto Rosa referiu também que o Primeiro-Ministro José Sócrates é contra a energia nuclear e que o Governo não avançará com esta solução.

Em Junho de 2005, quando se falou na possibilidade de se instalar uma central nuclear em Portugal, a resposta foi um perturbador silêncio – ver notícia da TSF. O caso foi tão silenciado que, estranhamente, quase não se ouviram as habituais vozes da oposição. Eurico Figueiredo, antigo deputado do PS, referiu durante o encontro que Cavaco Silva e Jerónimo de Sousa admitiram o regresso a este tema e à possível implementação de uma central nuclear no nosso país.

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA), entidade organizadora do XVI ENADA, propôs-se a desafiar os candidatos à Presidência da República para um debate sobre o problema da energia nuclear, levando-os a tornar pública a sua posição.

Várias foram as personalidades presentes no XVI ENADA: José Delgado Domingos, professor do IST e um dos especialistas na área da energia nuclear, falou sobre este tema e a possibilidade de uma central nuclear em Portugal; José Paulo Esperança, professor do ISCTE e da FCEE da Universidade Católica, fez uma apresentação sobre a (in)viabilidade económica da implementação de uma central nuclear; António Eloy, especialista em energia eólica, e Pedro Almeida Vieira, jornalista conhecido pelo seu trabalho na área do Ambiente e repórter da revista “Grande Reportagem”, abordaram a energia produzida a partir do vento; e António Joyce, do INETI, e Manuel Santos, da CPADA, referiram as características e qualidades da energia fotovoltaica.

Neste encontro, estiveram representadas 78 Associações de Defesa do Ambiente e Organizações Não Governamentais de Ambiente, empresas do sector do ambiente e algumas personalidades, como: o já citado Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente; Luís Recto, professor do Instituto Superior do Trabalho e da Empresa (ISCTE); Pedro Serra, da Águas de Portugal; alguns deputados da Assembleia da Républica e representantes do Instituto de Conservação da Natureza (ICN).

O Caminhos do Conhecimento voltará aos temas debatidos no XVI ENADA, em Janeiro de 2006.

 

Rita Caré
20 Dez 2005

 

Fonte da Imagem: Ciência Viva

P.S. Apesar de aparentemente esquecido o problema da Seca continua aí, como se pôde verificar pelo incêndio na Serra da Estrela durante o fim-de-semana passado.

One comment

  1. Nuclear….tabu…porque…a verdade é que tem muitas vantagens e é mais barata, actualmente é muito segura e quase impossivel de voltar a contecer outro desestra como ocorreu no passado…mas a verdade é que durante o desenvolvimento todas a tecnologas tiveram problemas…no caso da nuclear é pior..mas sem problemas acaba por ser mais segura e ter menores implementações ambientais…ainda assim será segura…não sei…mas a verdade é que terá de vir a ser utilizada…quanto a isso não há escapatória porque as renováveis são optimas…mas não é possivel satisfazer as nossas necessidades unicamente através delas…futuro a médio praso terá de ser através das renovaveis com recurso à nuclear para fornecer a inergia de ponta, pois é impossivel de de controlar a energia renovável e tambem não é viavel o seu armazenamento…conclusão…a solução é investir nas renovaveis, mas melhorar a renovavel, pois será impossivel de viver sem elas a medio praso…verdade seja dita para nós portugueses já o é pois se não fosse a energia nuclear espanhola e francesa não teriamos capacidade de alimentar os nossos consumos.



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: