h1

¡Eureka! – 100.000 exemplares gratuitos em Barcelona

24 Novembro 2005

:: ¡Eureka! – 100.000 exemplares gratuitos em Barcelona ::

.: Revista de cultura… com ciência :.

Anteontem, ao passar os olhos pela Secção “Ciência e Ecologia” do jornal espanhol El Mundo surpreendi-me com um Eureka!No dia 21 de Novembro, chegou às ruas de Barcelona uma nova revista de cultura, que inclui divulgação de ciência. Vão aparecendo cada vez mais publicações com o objectivo de divulgar o conhecimento científico, tecnológico e ambiental por isso, até aqui, não há grandes surpresas.

Surpreendente foi descobrir que a revista ¡Eureka! é gratuita e que os seus 100.000 exemplares são distribuidos no metro, e nas zonas com maior afluência de público, da área metropolitana da cidade catalã. A ¡Eureka! é uma publicação sem fins lucrativos e aborda transversalmente temáticas culturais e científicas, de forma atractiva e numa perspectiva de entretenimento. A entidade que produz a revista é a Omnis Cellula, uma organização não governamental, cujo objectivo é divulgar a ciência em todos os estilos e formatos, de forma a chegar aos diferentes públicos.

É bom saber que existem este tipo de iniciativas aqui tão próximo. Talvez alguns portugueses desejem fazer o mesmo por cá. Infelizmente são ainda poucos, ou melhor, não são ainda suficientes aqueles que acreditam, e desejam, que todos devemos ser mais cultos nas diferentes áreas do conhecimento.

A cultura científica não pode ficar de fora no caminho para um futuro cada vez mais recheado de ciência e tecnologia. Futuro no qual, as decisões tomadas pelos cidadãos, em relação a estes temas, serão cada vez mais importantes. Basta de deixar que os nossos políticos, que na maioria dos casos são exemplos de enorme incompetência nestas áreas (infelizmente noutras também), decidam por nós, cidadãos portugueses e de um mundo cada mais vez mais global, em que quem Conhece é quem tem o poder.

A ¡Eureka! está disponível on-line em http://www.revistaeureka.com. Os leitores poderão ter acesso a conteúdos não disponíveis na versão impressa: mais artigos, e várias actividades.

Rita Caré
24 Nov 2005

One comment

  1. Caríssima Rita,

    Parabéns pelo blog. Sou jornalista do Magazine «2010», em exibição na RTP2, e gostaria que entrasse em contacto comigo. Vem isto a propósito de uma reportagem que estamos a preparar acerca de blogs de ciência.

    Mail: abilioribeiro@gmail.com

    Saudações cordiais,

    Abílio Ribeiro

    Lisboa, 5 de Dezembro 2005



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: