h1

Gripe das aves – Comunicado da SPEA

19 Outubro 2005

:: Informações sobre a gripe das aves – Comunicado da SPEA ::

O tema da gripe das aves e da influência das aves selvagens numaeventual pandemia de gripe tem suscitado muito interesse por parteda comunicação social e da opinião pública. A SPEA tem-se esforçadopor divulgar de forma actual e séria estes assuntos, no âmbito dassuas competências, e este texto serve para informar os sócios e opúblico em geral sobre este tema.

A informação dada pela SPEA dizrespeito à distribuição das aves nas respectivas rotas migratórias,mas não tanto quanto às probabilidades de essas aves servirem detransportador dos vírus, questão essa que terá mais a ver com asrespectivas entidades de veterinária e de saúde. Estas são informações com os dados conhecidos à data de 18 deOutubro de 2005, que poderão alterar-se novamente com a rápida evolução das notícias sobre este tema.

.: Sobre a gripe das aves :.

O vírus H5N1 parece estar em franca expansão com os recentesacontecimentos na China, Cazaquistão, Mongólia, várias regiões da Rússia e dos países em redor do Mar Negro, após o alastramento quese tem vindo a verificar por toda a região do Sudeste Asiático desde2003. Ainda não está completamente claro o modo como a doença se temvindo a espalhar mas existe a hipótese de que as aves migradoras aquáticas possam estar envolvidas.

Ler mais AQUI

Fonte: SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Fonte da Foto: Rita Caré

 

2 comentários

  1. Irei linkar este blogue.Espero uma visita vossa no Bioterra.
    Um abraço
    http://bioterra.blogspot.com


  2. Estranho tudo isso, pois a cada dia aparece uma nova doença passível de matar o mundo inteiro. Questiono, enfim, todas essas instituições de pesquisa.
    Um Abraço.



Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: