h1

Artigo – Fiolhais e Einstein, “curiosos apaixonados”

4 Outubro 2005

Certa vez perguntaram ao maior cientista do séc. XX qual era o segredo do seu génio. Albert Einstein respondeu: «Não tenho quaisquer talentos particulares, a não ser uma curiosidade apaixonada».

Carlos Fiolhais inspirou-se nestas palavras para dar o título ao seu último livro publicado na Gradiva – Curiosidade Apaixonada –, que foi lançado no passado dia 29 de Setembro.

O investigador Manuel Paiva, amigo do autor e colaborador da NASA e da Agência Espacial Europeia, apresentou o livro em tom de conversa bem humorada, não deixando de abordar as sérias questões que são levantadas, mais uma vez, sobre o recorrente desinteresse do público pela ciência e a falta de formação científica dos professores, especialmente, do Ensino Básico.

Carlos Fiolhais supõe que “a fragilidade que é patente no nosso défice de ciência e educação” não foi suficientemente ferida com a publicação do livro A Coisa Mais Preciosa Que Temos (Gradiva, 2002) e que por isso “volta a atacar”.

Ao longo do livro são abordados os mais variados assuntos relacionados com a ciência, o fazer ciência, o divulgar ciência, o educar para a ciência, o educar para a curiosidade e para o incentivo às perguntas, “que nunca devemos parar de fazer” (palavras do próprio Einstein).

Na livraria Almedina do Atrium Saldanha, em Lisboa, estiveram presentes Rosália Vargas (directora da Ciência Viva), Nuno Crato (conhecido divulgador de Ciência, investigador e professor de Matemática), Guilherme Valente (editor da Gradiva), entre outras personalidades dos mundos da ciência e do jornalismo.

Não éramos muitos – a hora (17h30) não ajudava –, mas segundo Manuel Paiva quem lá estava tem feito um enorme esforço, muitas vezes à custa de críticas menos adequadas e até injustas, para inverter a falta conhecimento científico e de curiosidade que continua instalada em Portugal.


Rita Caré

Out 2005

Para ler entrevista com Carlos Fiolhais visite o Post “Entrevista – Carlos Fiolhais, um «curioso apaixonado»

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: